Os times remotos e eu

Lara Habib
4 min readOct 7, 2019

--

Você sabe o que é trabalho remoto? É quando trabalhamos sem estarmos presentes fisicamente, seja com o time ou empresa para com quais trabalhamos. Eu entendo que é mais do que Home Office, é o trabalhar de qualquer lugar, do co-working ou de um café, por exemplo. Às vezes, os times e clientes estão espalhados pelo mundo.

Esse estilo de trabalho está virando uma tendência cada vez mais forte. Abaixo, um trecho da pesquisa da Gallup que mostra que os colaboradores estão gastando cada vez mais tempo trabalhando remotamente.

Tabela da Gallup com comparativos de trabalho remoto em 2012 e 2016 aponta que de 2012 a 2016 a porcentagem de 80% a 100% colaboradores trabalhando remotamente subiu 7 pontos.

"Em 2012, 24% dos funcionários passavam 80% ou mais do tempo trabalhando remotamente. Em 2016, 31% foram encontrados fazendo o mesmo. O número de funcionários trabalhando remotamente 40% a 80% do tempo também aumentou um pouco, enquanto o número de funcionários trabalhando remotamente menos de 20% do tempo diminuiu."
fonte: Gallup

Há mais ou menos 3 anos e meio eu recebi proposta para trabalhar em uma consultoria. Era necessário inglês avançado, porque a empresa tem presença global e meus colegas de projeto poderiam ser pessoas do mundo todo. Havia também a possibilidade de trabalhar com clientes de fora do país (moro no Brasil). Eu só … vibrei!!! Eu estudei na escola de inglês do bairro (o CCAA) por 7 anos e meio, programa completo com gramática, literatura e tudo o mais. Meus exercícios de idioma haviam sido em viagens, um curso de curta duração em Barcelona, trabalho voluntário no Nepal e dando aulas de inglês. Inglês a trabalho? Never, na gíria brasileira … jamé!

Lembro da entrevista em inglês, de apresentar o teste em inglês e de … ser entrevistada por um cliente da consultoria, em inglês … eu só me tremia toda! AHAHAH. Passei e iniciei.

Por que eu fiquei tão empolgada com essa oportunidade? Primeiro porque eu poderia trabalhar em outro idioma e desafiar o meu cérebro, segundo porque eu teria a oportunidade de ter contato com gente do mundo todo, e terceiro porque como designer eu queria entender o comportamento e dia a dia de outras culturas.

Acabou que fiquei 2 anos na empresa e aprendi muito, muito mesmo! A dinâmica de trabalhar ora com time brasileiro, ora com time no exterior, atender cliente nos EUA, Europa e América do Sul toda, é desafiadora.

Escolhi trocar de trabalho para ser cliente e … fui pra outra empresa com time global, meus colegas eram do mundo todo. No meu último projeto, rodamos pesquisa e validação em terra brasileira pareando com time na Alemanha. Fácil? Não. Compensador? Para meu perfil, sim!

Algumas lições que aprendi no meio do caminho:

  1. Comunicação precisa ser exponencial:
    Seus colegas não estão na mesa ao lado. Faça-se ouvir. Tem dúvida, tire na hora. Seja objetivo, pois pode virar uma bola de neve. Use e abuse de ferramentas como Hangouts, Zoom, Skype. Ligue a câmera, por favor! Você deixa de ser um avatar e a pessoa do outro lado vê quem está na sala, por exemplo.
  2. Documente:
    Sei que isso não vale somente para trabalhar remotamente, é pra tudo, mas aqui é essencial a documentar e manter tudo atualizado. NÃO salve só na SUA MÁQUINA. O pessoal vai ler, vai anotar, vocês vão conversar pelo comments das ferramentas que estão usando. É normal e deve ser usual. No começo lembro de ter torcido um pouco o nariz pro Confluence, mas no fim do primeiro projeto com ele, eu simplesmente amei. Sou viciada no Google Drive também.
  3. Faça, sim, dinâmicas:
    Hoje em dia tem muitas ferramentas boas para rodar workshops remotos. Foi-se a época que ficávamos perdidos. Eu amei trabalhar com o Mural e com o Miro.
  4. Participe de atividades online:
    Atualmente eu trabalho na Globant e temos o Design Showcase, que geralmente ocorre uma vez por mês. Nele, vemos trabalhos de nossos colegas e aprendemos com eles. O que deu certo ou o que fariam diferente. Eu acho legal, porque é um momento de ver e ser visto, já que não estamos todos no mesmo escritório (tenho colegas na Índia, EUA, Espanha, Colômbia, etc)
  5. Não tenha vergonha:
    Do seu ingles, espanhol … o importante é tentar. Treine com filmes, livros e músicas e jogue logo um … My english (espanhol ou outro idioma) is not as good as yours :) se se sentir inseguro.
  6. Entenda a cultura do outro:
    Uma vez beijei no rosto uma colega de trabalho francesa e ela me disse que eles não tem o costume de encostar em pessoas que não são intimas. Fiquei suuuper sem graça.
  7. Seja inclusivo:
    Nas reuniões, se seu time fala um idioma, e seu colega do outro lado da câmera fala outro, não comece conversas aleatórias no idioma que não é o "oficial" da empresa. A outra pessoa pode sentir-se excluída.
  8. Faça 1:1s:
    Procure por feedback, entender se todos estão se entendendo ou o que pode ser melhorado. Na correria do dia a dia, mesmo juntos, algo pode se perder. Imagine estando a Kms de distância.

Se você achar difícil no começo, continue! É enriquecedor. É sobre pessoas! De como somos diferentes, não só como seres humanos, mas de como o clima, a cultura e a geografia influenciam em como as pessoas são e se comportam.

Ah! Eu voltei pra consultoria primeira. Estou trabalhando no momento com cliente no Brasil, mas meu time atual tem colegas da Argentina, Uruguai e México.

Nessa brincadeira eu conheci 7 países a trabalho. Foi fácil? Não! Mas eu me lembro e sorrio de cada aventura, pessoa conhecida e aprendizado.

--

--

Lara Habib

Curiosa, sonhadora, voraz por mais um curso ou uma nova história. A felicidade de trabalhar com o que amo, com propósito. Design c/ alma. Fazer e contribuir S2